Quem é você?

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O amigo aí, ou a amiga, nunca “tremeu na base” quando teve que responder esta pergunta? Eu confesso que sim. Apesar de ser uma pergunta simples, ela tem muitas respostas, que dependerão, cada uma do interlocutor e até mesmo da ocasião.

Mas aqui, neste contexto, digamos que seja uma pergunta lhe dirigida na oportunidade em que apresenta o seu produto.

Então, neste contexto, sugiro que primeiramente respire fundo e tenha muito cuidado com a resposta, porque dela depende a sua venda.

Mas, se você está visitando um empresário para vender seu produto, faça com que a sua resposta seja interessante e que valha a pena conhecê-la. Empresários, normalmente, tem pouco tempo para atender pessoas e pode ser o caso de seu interlocutor.

O futuro de sua venda depende desta resposta. Então vamos lá.

No meu caso, se estivesse vendendo uma palestra ou um treinamento, responderia: Bem, eu sou um estudioso dos relacionamentos, principalmente da comunicação. Tenho formação na área e experiência. Sou alguém que pode ajudar a resolver, talvez, o maior problema das organizações, que é a falha de comunicação. Meu método de trabalho é este…

Responda sempre com objetividade, com segurança.

É importante, que seja lá em que contexto estiver, é preciso fazer com que valha a pena o (a) interlocutor (a) conhecer o seu trabalho, seu método e se o caso for de relacionamento interpessoal, conhecer você.

Seja até mesmo na vida pessoal, mostre-se interessante e faça tudo o que puder para confirmar esta expectativa que está gerando na outra pessoa, para não a decepcionar.

Ânimo, alto astral, bom poder de convencimento, argumentação positiva, demonstrando conhecimento sem parecer arrogante ou um “sabe tudo”.

E na hora de ouvir, saiba ouvir. Não interrompa, seja educado, cordial e gentil.

Boa sorte!

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