Qual o seu maior medo?

Share Button

Realizei uma pesquisa e os resultados acabam de sair do “forno” sobre os principais medos das pessoas.

Enviei mais de quatro mil formulários e tive 1331 retornos com respostas. Um bom número, sem dúvidas e bem representativo, razoavelmente distribuídos pelo Brasil, com 52 respostas fora de nosso País. Aliás, inicialmente, um número de respostas inimaginável, tendo em vista que são muitas pesquisas sendo realizadas através de questionários online, e que normalmente as pessoas não “dão bola para pesquisas na internet”.

As mulheres foram maioria entre os que responderam a pergunta, com 503 respostas.

De maneira geral considerei bem ampla.

Assim como outras pesquisas, o resultado a se pontuar é de que o maior medo das pessoas realmente é o medo de falar em público, maior até mesmo que o medo de morrer, de sofrer com uma doença grave e outros menos graves, mas que atormentam muitas pessoas no Brasil e no mundo.

Vamos aos resultados:

PERGUNTA: QUAL O SEU MAIOR MEDO?

OPÇÕES DE RESPOSTAS NÚMERO DE RESPOSTAS
MORRER 158
TER DOENÇA GRAVE 195
FALAR EM PÚBLICO 359
DIRIGIR AUTOMÓVEL 89
ANIMAIS PEÇONHENTOS 131
DÍVIDAS 154
FICAR DESEMPREGADO 98
SOFRER ACIDENTE 75
OUTROS 72
1331

Surpresos, com as respostas?

Confesso que o resultado não me surpreende, pois faz mais de 20 anos que atuo com pessoas que tem medo de falar em público. Aliás, a maioria tem verdadeiro pavor de falar em público.

São pessoas que tem tremores, as pernas bambeiam, há o frio na barriga, tem sudorese e algumas perdem a té a fala. Já tive casos com todos estes problemas, e graças a Deus, conseguimos obter bons resultados.

O resultado, enfim, me encoraja a continuar ajudando as pessoas a dominar o medo de falar em público, falar com eficiência, argumentar com clareza e conseguir obter os resultados que deseja. Afinal, tem muita gente competente que por falta de dominar a arte de falar em público encontra dificuldades para acessar os melhores cargos nas organizações.

Um líder jamais liderará ao contento pessoal e profissionalmente se não tiver uma ótima comunicação.

0 thoughts on “Qual o seu maior medo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *